Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mentiras Consensuais

Existem pessoas felizes e pessoas infelizes, e todas elas se questionam.Umas bebem champanhe e outras água de torneira, e se fazem as mesmas indagações. Se existe uma coisa que nos unifica são as dúvidas que trazemos dentro. São pequenas angustias que se manifestam silenciosamente, angustias que não gritam, ou gritam somatizadas em úlceras, insônias e depressões. Angústias diante das mentiras consensuais.
O que são mentiras consensuais? São aquelas que todo mundo topou passar adiante como se fosse verdade. Aquelas que ouvimos de nossos pais, eles de nossos avós, e que automaticamente passamos para nossos filhos, colaborando assim para o bom andamento do mundo, para uma sanidade comum. O amor, o sentimento mais nobre e vulcânico que há, tornou-se a maior vítima deste consenso.
Mentiras consensuais: O amor não acaba, não se pode amar duas pessoas ao mesmo tempo, quem ama quer filhos, quem ama não sente desejo por outro, amor de uma noite só não é amor, o amor requer vida partilhada, amor entre pessoas do mesmo sexo é antinatural.
Tudo mentira. O amor, como todo sentimento, é livre. É arredio a frases feitas, debocha das regras que tentam lhe impor. Esta meia dúzia de coordenadas instituídas como verdade fazem com que muitas pessoas achem que estejam amando errado, quando estão simplesmente amando.
Amando pessoas mais jovens ou mais velhas ou do mesmo sexo ou amando pouco ou amando com exagero, amando um homem casado ou uma mulher bandida ou platonicamente, amando e ganhando,todos eles, a alcunha de insanos, como se pudéssemos controlar o sentimento. O amor é dono dele mesmo, somos apenas seu hospedeiro.
Há outros consensos geradores de angústia: o mito da maternidade, a necessidade de um Deus, a juventude eterna. Sobem e descem de ônibus milhares de passageiros que parecem iguais entre si, porém há entre eles os que não gostam de crianças, os que nunca rezaram,os que estão muito satisfeitos com suas rugas e gorduras, os que não gostam de festas e viagens,, os que odeiam futebol, os que viverão até os cem anos fumando, os que conversam telepaticamente com extraterrestres, os ermitões, enfim, os desajustados de um mundo que só oferece um molde.
Todos nós, que estamos quites com as verdades concordadas,guardamos, lá no fundo, algo que nos perturba, que nos convida para o exílio, que revela nossa porção despatriada. É a parte de nós que aceita a existência das mentiras consensuais,entende que é melhor viver de acordo com o estabelecido,mas que, no íntimo, não consegue dizer amém.
Martha Medeiros

terça-feira, 9 de novembro de 2010

As mudanças dos anos 70/80 para os dias de hoje:

Antes era:
Agora é:

creme rinse
condicionador

obrigado
valeu

pode repetir, por favor?

oi?
collant
body

rouge
blush

ancião e coroa
véi

bailinho e discoteca
balada

japona
jaqueta

nos bastidores
making off

cafona
brega

programa de entrevistas
talk-show

reclame
propaganda

calça cocota
calça cintura baixa

flertar, paquerar
dar mole

oi, olá, como vai?
e aê?

cópia, imitação
genérico

curtir, zoar
causar

mamãe, posso ir?
véiaaaa, fui!!!

legal, bacana
manero, irado

mulher de vida fácil
garota de programa

legal o negócio
xapado o bagúio

pasta de dente
creme dental

cansaço
estresse

desculpe
foi mal

oi, tudo bem?
e aê, belê?

ficou chateada
ficou bolada

médico de senhoras
ginéco

superlegal
irado

primário e ginásio
ensino fundamental

preste atenção!
se liga!

por favor
quebra essa

recreio
intervalo

radinho de pilhas
ipod

manequim
modelo e atriz

retrato
foto

jardineira
macacão

mentira
kaô

saquei
tô ligado

entendeu?
copiou?

gafe
mico

fofoca, ti-ti-ti
babado

ha ha ha
uhauhauhauha

fotocópia
xerox

brilho labial
gloss

bola ao cesto
basquete

folhinha
calendário

empregada doméstica
secretária

faxineira
diarista

vou verificar
vou estar verificando
vidro fumê
insulfilm

posso te ligar?
posso te add?

tingir uma roupa
customizar

dar no pé, ir embora
vazar

embrulho
pacote

lycra
stretch

tristeza
deprê

beque
zagueiro

rádio patrulha
viatura

atlético
sarado
professor de ginástica
personal

quadro negro
board

babosa
aloe vera

lepra
hanseníase
namoro
pegação

laquê
spray
derrame
AVC

chapa dos pulmões
raio-x

sua bênção, papai
"qualé", coroa?

você tem certeza?
ah! fala sério!

banha
gordura localizada

alisamento
chapinha

buteco no fim do expediente
happy hour

costureira
estilista

negro
afro-descendente

professora
tia, profe

senhor
tiozinho
Amorrrrrrr!
Benhhêêêêê!
olha o barulho!
ó o auê aí ô!

Amizade

Outro dia participei de uma mesa-redonda que propunha uma discussão sobre amizade feminina. Existe mesmo? Há quem acredite que as mulheres são eternas concorrentes e, portanto, muito pouco leais.

Existe amizade feminina, sim. Amizade real, sólida e vitalícia. O que acontece é que as mulheres se envolvem muito na vida umas das outras e isto, como em qualquer relação, gera alguns mal-entendidos, ciúmes e até brigas feias, o que faz parecer que a amizade entre mulheres é frágil. Os homens são menos invasivos, não se envolvem tanto com a intimidade dos amigos. Por isso, atritam-se menos e passam a idéia de serem mais estáveis.

A amizade é o melhor e, provavelmente, o único antídoto contra a solidão. E não precisa ser uma amizade grandiloqüente, do tipo grude vinte e quatro horas e sem segredos. Uma amizade pode ser forte e leve ao mesmo tempo. E melhor ainda, se forem amizades variadas. Uma boa amiga para ser sua sócia, outra boa amiga para dar dicas de viagens, uma amiga especial para conversar sobre sentimentos escusos, outra amiga fantástica para falar sobre livros e filmes, uma amiga indispensável para lhe dar um ombro quando você está caidaça. Nenhum problema em departamentalizar. Ao menos nas amizades, viva a poligamia.

Amigos homens são igualmente imprescindíveis. Quando ouço que não existe amizade entre homem e mulher por causa da possibilidade de um envolvimento amoroso, pergunto: e daí? Qual o problema de haver uma sensualidade no ar? Todas as relações incluem alguma espécie de sedução - todas.

Amigo homem é bom porque eles não falam toda hora sobre filhos, empregadas, liquidações, esses papos xaropes. Amigo homem não faz drama, ri das nossas manias, traz novos pontos de vista sobre as coisas que nos angustiam, não pede nossas roupas emprestadas, e o que é melhor, comenta sobre suas ex-namoradas e com isso acaba nos dando dicas muito úteis para enfrentar esta tal guerra dos sexos.

Amiga de infância, amiga irmã, amigo homem, amigo gay, amigos virtuais, amigos inteligentes, amigos engraçados, amigos que não cobram, que não são rancorosos, amigos gentis, amigos que mantêm-se amigos na distância e no silêncio, todos eles ajudam a formar nossa identidade e a nos sentir protegidos nesta sociedade cada vez mais bruta e individualista. E não posso esquecer do melhor amigo de todos, e não é seu cachorro, seu gato ou seu hamster, estou falando daquele ser humano com quem a gente casou, aquela pessoa que convive conosco dia e noite, numa promiscuidade escandalosa e cujo vínculo se mantém com muita paciência, humor, respeito e solidariedade, tal qual acontece entre os verdadeiros amigos do peito.

Martha Medeiros