Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Alimentação saudável X alimentação do diabético

Alimentação saudável x alimentação do diabético

As pessoas diabéticas geralmente encontram dificuldades em se alimentar adequadamente e manter sua hemoglobina glicada dentro dos parâmetros considerados normais, entretanto vale ressaltar que a alimentação saudável é praticamente a mesma para a pessoa diabética. O que costuma ocorrer é que as pessoas desconhecem o que seja uma alimentação saudável.
A alimentação saudável é aquela que fornece ao organismo nutrientes em quantidades necessários para manter seu perfeito funcionamento, por exemplo um copo de leite ou 30g de queijo ou iogurte ou seja uma porção do grupo dos laticínios por dia não fornece todo o cálcio que necessitamos seria necessário 3 porções de alimento do grupo do leite, entretanto as pessoas não acham necessário toda essa quantidade ou pensam que leite é um alimento só para crianças que adulto não precisa.
Em relação a gordura existe uma necessidade de que o diabético escolha gorduras mais saudáveis porque é grande o número de diabéticos acometidos de doenças circulatórias, então a opção é adotar o uso de óleos vegetais como a canola, soja, milho girassol para refogar o arroz, o feijão, o ensopado. O azeite é uma gordura muito saudável.O conceito de se restringir ao máximo o uso da gordura é errôneo, o organismo necessita da gordura, da gordura encontrada no abacate, nos peixes, nas nozes, castanha do pará; não da gordura saturada nociva a saúde encontrada nos alimentos de origem animal e em certos alimentos de origem vegetal como a gordura do coco e a gordura hidrogenada, que contem gordura trans presentes em alimentos industrializados principalmente produtos de confeitaria como biscoitos, folhados e etc.
Como prevenção da doença cardiovascular, o diabético deve diminuir o consumo de sódio, encontrado no sal de cozinha, carnes salgadas e principalmente nos alimentos industrializados como glutamato monossódico,propionato de sódio e etc, a orientação é de não se consumir sal à mesa.
As vitaminas do complexo b, vitamina c,minerais e fibras também são importantes para diabéticos e não diabéticos, entretanto para se conseguir a dosagem ideal é necessário ingerir alimentos de origem vegetal como as hortaliças,verduras e frutas em quantidades adequadas para cobrir os requerimentos como: 3 quotas de frutas por dia, 3 a 4 quotas de hortaliças, verduras e legumes diariamente. Quando substituímos um jantar ou almoço por um pequeno lanche fica faltando vitaminas e minerais que ao longo dos anos vai trazer prejuízo para a saúde de diabéticos e não diabéticos, mais rapidamente para diabéticos por já sofrerem de uma moléstia.
Com a ingestão de vários alimentos a necessidade de alimentos do grupo das carnes fica naturalmente diminuído em relação ao que as pessoas costumam utilizar, a necessidade de alimentos protéicos é menor do que as pessoas atualmente estão utilizando, sabe-se que usar menos proteína não diminui o risco de nefropatia no diabético o que diminui esse risco é manter a hemoglobina glicada em parâmetros aceitáveis, entretanto quando a nefropatia já está instalada a pessoa estranha muito o fato de ter que diminuir a quota de alimentos do grupo protéico quando essa prática já devia ser uma rotina de vida sendo diabético ou não.

Nenhum comentário: