O planejamento alimentar é essencial para controlar o diabetes.
Quando se tem diabetes é necessário estar mais atento a comida, praticando uma administração intensiva sugerindo um fator de risco para o distúrbio alimentar de bulimia ou anorexia nervosa.
O que caracteriza a bulimia é a indução ao vômito ou uso de laxantes, após uma orgia alimentar entretanto um distúrbio semelhante ocorre com mulheres diabéticas que necessitam usar insulina, em vez de recorrer aos laxantes ou vomitório, reduz ou omite o uso da insulina na tentativa de perder peso.
Sem insulina suficiente não há como queimar açúcar e o organismo busca energia na queima de gordura estocada no corpo. Sendo que esta atitude sobrecarrega o organismo de glicose, e glicose em excesso é tóxica, levando ao mal controle do diabetes e até a morte.
Quem age assim necessita de ajuda especializada pois tem mais problemas emocionais.
Sentir e ceder ocasionalmente uma tentação alimentar é perfeitamente natural, importante é aprender a lidar com ela antes que provoque descontrole glicêmico.
Comer espontaneamente e controlar a glicemia divergem bastante e isto pode ser difícil de efetuar. Mas há maneiras de encaixar alimentos favoritos sem acabar com o controle diabético.
Ao usar insulina ou hipoglicemiante oral converse com seu terapeuta para ajustar a insulina ou hipoglicemiante oral para aquele carboidrato adicional.
Se comer algo que não está acostumado monitore a glicemia ante e após comer para saber como aquela guloseima afetou a glicemia.
Lembre que a atividade física gasta justamente a glicose extra.
Qualquer alimento pode fazer parte de um plano alimentar saudável, consulte um nutricionista.
Aprenda a perceber se é fome ou apetite, fome é fisiológico, apetite é psicológico. Reconheça que emoções podem levar a comer sem estar com fome. Elabore um diário alimentar, anotando tudo o que come, bebe, horários, local, emoção que está sentindo ( ansiedade, solidão, raiva, tédio e etc) e após alguns dias irá perceber uma tendência aparecendo, estabeleça então um plano de ação ou peça ajuda a um (a) nutricionista, e conforme o caso auxílio a um(a) psicólogo.
Beba bastante água, faça refeições e lanches regularmente. Inclua alimentos ricos em fibra, alimentos bem temperados à fim de promover maior saciedade, conte os carboidratos, mas também gratifique-se ocasionalmente, tudo com moderação.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário